Banco Imobiliário

O Banco Imobiliário é uma versão do jogo americano Monopoly (1935), onde cada jogador lança o dado e vai percorrendo as casas do tabuleiro, devendo administrar com sabedoria seus bens e investimentos sob pena de perdê-los para o banco ou para outros jogadores.

Embora seja um sucesso de vendas é, em minha opinião, um ode ao Capitalismo Especulativo se a brincadeira for levada para o "lado negro de Força". Já vi sites com dicas "questionáveis" para ganhar o jogo. Em um deles o autor orienta o jogador a fazer jogadas que causem a falência dos outros competidores e assim tornar-se o vencedor. Em compensação, a colega Claudia, que postou um comentário bem legal aqui no blog, diz que usa esse jogo como forma de ensinar administração financeira aos alunos, ou seja, um grande barato!!!!!!!!


Lançado nos Estados Unidos na década de 1930, ele foi produzido no Brasil pela Estrela, aparentemente a partir dos anos 50. Esse da foto é de 1980, como consta na caixa.

9 comentários

claudia disse...

Lembrei de minha infância, pois reuníamos a patota na varanda da casa de um dos vizinhos para jogar, exatamente nesta versão. Recentemente descobri uma outra utilidade, além da lúdica: ensinar conceitos de administração financeira e contabilidade, de forma mais atrativa e divertida. Os jovens adoram!

Alfredo Manhães disse...

Muito boa essa forma de usar o jogo. Atrativo, útil e divertido.

Anônimo disse...

A versão brasileira, Banco imobiliário teve as regras originais simplificadas, e, de certa forma, esta simplificação comprometeu o jogo, por exemplo, causando as famigeradas partidas que nunca tinham fim...

uma das regras que foram podadas, por exemplo, consiste no fato de quando um jogador cair em um terreno e não desejar comprá-lo, ou não possuir dinheiro para tanto, este terreno iria a leilão, para todos os jogadores, parece pouco, mas adiciona um fator estratégico muito maior ao jogo

Nina Machado disse...

ainda hoje esse jogo faz sucesso.Outro dia vi meus alunos com a novidade do último lançamento com cartão de crédito.
Como eles mesmos dizem " da hora"...mas o gostinho da saudades, só mesmo a gente que já passou dos 40 kkkkk
Parabéns pelo Blog...visite o meu, vai ver que temos algo em comum, muitas saudades !

Alfredo Manhães disse...

Oi Nina, vou passar por lá e conferir. Agradeço sua visita!
Abs.

Cati disse...

ola, ainda não passei dos 40 estou chegando nos 30, mas adorava jogar este jogo com meus primos, recentemente comprei um mas não é o antigo banco Imobiliario é a versão anterior da que vem com o cartão de credito, mas mesmo assim este que tenho faz sucesso, eu e meu noivo reunimos os amigos pra jogar é muito divertido ate hoje, relembro a minha infancia, pena que hoje em dia as crianças não tem acessos aos nossos brinquedos de antigamente. Obrigada pela oportunidade de rever estes brinquedos...

Alfredo Manhães disse...

Olá Cati, agradeço sua visita. Divirta-se com o Banco Imobiliário! Abs.

Luís Ricardo disse...

Minha tia tinha um "Banco Imobiliário", com esse nome e em português, mas era mais antigo que o dos anos 50. Eu jogava com minhas primas quando crianças, mas o jogo era dela, e ela já o tinha no início da década de 40, quando chamava meu pai para jogar e ele não gostava (porque demorava muito... hehehe).
Acho que já era da Estrela, mas não tenho certeza. Sei que os táxis eram representados com aqueles automóveis que vemos nos filmes da 2ª guerra mundial. Incrível como de lá para cá o jogo praticamente não mudou...

thiagonightflyer disse...

Tenho um q parece ser da década de 50 ou 60 mas não consigo achar nem foto dele na internet

Imagens de tema por MadCircles. Tecnologia do Blogger.