Monte-Bras 2

O Monte-Bras é um brinquedo de montar feito de madeira e plástico, produzido pela Estrela nos anos 60. Era oferecido em várias versões com diferentes números de peças. O das fotos é a caixa número 2.


Brinquedos desse tipo estimulam a criativade, a motricidade, a cognição etc.

Detalhe do moinho com acionamento manual por manivela, que também pode ser motorizado.

Além de montar o carrinho, pode-se brincar com ele...é brincar duas vezes.

Muita gente deve ter saudades desse brinquedo...era demais!!!

90 comentários

against big brother world government disse...

visit this blog. thank you.

Natasha disse...

Bravo.
Nice blog.
Beautiful pictures.

Please visit:

http://holidayinparadise.blogspot.com

Good luck

Luiz Eugênio - BH - MG disse...

Uauauauau ...
Parabéns pela recordação!

Alfredo Manhães disse...

Oi Luiz, esse brinquedo é realmente fantástico...um marco dos anos 60!!!
Grato pela visita. Apareça, ok?
Abração.

wagner disse...

ola amigo ! meu primo tinha o monte bras 4x1 , do caminhao e eu tambem brincava junto no começo dos anos 70 ! foi a pouco tempo atras ... rsrs

Alfredo Manhães disse...

Olá Wagner, grato pela visita. Realmente são apenas 40 anos atrás e é pouco tempo...rs.
Abs.

Oswaldo disse...

boa noite Alfredo gostaria de saber se voce tem mais detalhes sobre o Monte-Bras.
Meu e-mail é oabjunior@yahoo.com.br

Desde já obrigado.

Daniel disse...

alguém sabe se tem como descobrir a origem do montebras? e se tem alguem produzindo?

Alfredo Manhães disse...

Olá Daniel. Me parece que o Montebras foi produzido a partir do brinquedo Meccano, que é de origem européia (anos 30) e feito em metal, não em madeira. Atualmente não há empresas fabricando o Montebras, mas você encontrará modelos novos do Meccano em boas lojas, inclusive na web.
Grato pela visita.
Abs.

Daniel disse...

obrigado pela informação. dei uma olhada no meccano, até tem uma versão tabajara do meccano. o monte-bras foi uma paixão de infância!

Augusto Figueiredo disse...

Muito boa a recordação de um brinquedo antigo, educativo e divertido! O Montebrás era fabricado pela Brinquedos Estrela, na década de 60. Eu tinha as caixas 2, 4 e 5. Além das caixas, saiu também um caminhão para montar, com o mesmo conceito do Montebrás.
Eram horas e horas de diversão!
Bons tempos aqueles, sem internet, celular ou videogames...

Kiti disse...

A Estrela bem que podia reeditar!

Sergio disse...

Alfredo, que bela lembrança!!!
Realmente, recordar é viver!!! Lembro-me das caixas de Montebras, tive todas as caixas do nº 1 ao 5, eram horas e horas criando. Gde Abç

sarkapovisck disse...

Ainda existe pra vender???
andre.mussel@yahoo.com.br entrem em contato por favor!!!!!

Anônimo disse...

Pôxa...fiz uma volta no tempo ao relembrar desse brinquedo de montar. Ganhei um de presente do meu pai quando criança, mas com o passar dos anos dei para um de meus sobrinhos e agora, nem ele, nem eu temos o brinquedo. Gostaria de adquirir um. Como faço ? Quanto $$$$$ ?
Grato
Paulo César Reis
São Paulo-SP
e-mail:pacdreis@zipmail.com.br

Alfredo Manhães disse...

Olá Paulo.
Fique de olho no Mercado Livre pois as vezes aparece algum conjunto Monte-Bras, ok? Grato pela visita.
Abs.

Anônimo disse...

Como não conheço as siglas apresentadas, cliquei no anônimo.
Adorei encontrar tudo isso sobre o Montebras,jogo que muito distraiu meu filho, hoje com 40 anos. Meu interesse agora seria encontrá-lo para meu neto. Mas se é vendido como raridade, deve ser caro e difícil de ser encontrado. Já perguntei em algumas lojas mas ninguém conhece. Lógico, só tem 40 anos que ele apareceu no mercado!!!
Meu nome é Maria Inês e meu e-mail é miva@mps.com.br
Se alguém souber de algum pera vender, por favor me informe.

Anônimo disse...

Pessoal, tenho duas caixas do n.5 até hoje e brincamos em casa com os meus três filhos (Gabi de 15, Camila de 12 e Guilherme de 6). O que eles mais gostam de montar é aquele guindaste gigante. Tenho o livreto com as opções de montagem inclusive com uns garranchos meus originais de ... 1968...Abraços a todos!
(edsel@universound.com.br)

Alfredo Manhães disse...

Olá, muito legal seus filhos terem contato com esses brinquedos antigos. Parabéns!!!
Abs.

Marcos Serra disse...

Tive a cx no. 4 e foi meu brinquedo favorito por vários anos.
Vendo essas fotos até parece que sinto novamente o cheiro agradável de madeira que exalava ao abrir aquela tampa laranja avermelhada.

Tive também Pinos Mágicos, outro brinquedo incrível de montar que me traz grandes recordações.
Ainda um outro que não lembro o nome, composto de pequenos discos em diversas cores, com 6 fendas nas bordas, o que permitia encaixa-los uns aos outros.

Sinto pelas crianças de hoj, pois perdem muito com brinquedos que não estimulam a criatividade e imaginação, deixando-as apenas hipnotizadas como zumbis diante da tela do computador.

Se puderem, coloquem mais fotos do manual do Monte-Bras, para como Peter Pan, voarmos de volta à nossa infância, nem que seja por alguns segundos.

Alfredo Manhães disse...

Olá Marcos.
Também tive várias "horas de vôo" pilotando o Montebras e posso afirmar que é um dos meus favoritos. Uma pena que esse tipo de brinquedo ficou em segundo plano em relação às opções atuais, muita delas, sofríveis.
Apareça mais vezes, ok?
Abração.

Pedro disse...

Alfredo,
Por que a Estrela deixou de fabricar o MOnte-Brás?
Eu lembro que só deu tempo de comprarmos duas versões desse jogo, que depois sumiu de uma vez das lojas.
Abraços

Alfredo Manhães disse...

Olá Pedro.
As referência que tenho são que Montebras foi lançado por volta de 1968 em 7 embalagens: caixas sextavadas 1, 2 e 3, caixas de madeira 4 e 5, e em tubos 1 e 2. Outro dado é que ele foi baseado no brinquedo Meccano Erector, de fabricação alemã.
Pelo que soube, em 1970 ele já não estava disponível na maioria das lojas, o que é uma pena pois é um brinquedo maravilhoso.
Acredito que a substituição da madeira e da lata pelo plástico seja um fator que influenciou bastante para ele sair de linha.
É um de meus favoritos, ao lado do Hering-Rasti e do Autorama Estrela.
Grato pela visita.
Abração.

Pedro disse...

Olá, Alfredo,
Grato pela sua resposta. Vou continuar a ver mais brinquedos da minha época, e trocamos mais idéias.

Abraços

Anônimo disse...

CARO AMIGO:

TIVE UMA CAIXA DO MONTEBRAS IGUALZINHA, GANHEI AOS SEIS ANOS DE IDADE , SOMENTE ME DESFIZ DELA DOANDO OS BRINQUEDOS PARA UM ORFANATO AOS 13 ANOS, FORAM MONTEBRAS, FAZ TUDO DA TROL O QUE TINHA OS QUADRADOS DE PLASTICO AZUIS E LARANJAS QUE SE UNIAM POR UM PINO BRANCO DE PLASTICO COM ALETAS OU CANALETAS, FORTE APACHE CASABLANCA, PIÃO DE MADEIRA,JOGOS COMO LUDO E OUTROS, SOLDADOS DA BALILA,E TANTOS OUTROS REALMENTE MEU AMIGO VC ESTA DE PARABENS, HOJE SO MANTENHO TREM ELETRICO E O AUTORAMA , O TREM DA ATMA CORRENTE ALTERNADA FINAL DA DECADA DE 50 E O AUTORAMA ESTRELA FINAL DA DECADA DE 70, TB POSSUO OS PRIMEIROS TRENS ELETRICOS FABRICADOS PELA ATUAL FRATESCHI QUE JÁ TEM MAIS DE 25 ANOS, SÃO AS MINHAS PAIXÕES.
UM GRANDE ABRAÇO.

MARCELO

Alfredo Manhães disse...

Olá Marcelo, grato pela sua visita.
Aproveite para brincar bastante com essas raridades que você tem aí!!!
Abração.

JOSE RENATO disse...

Tivemos dois MONTEBRAS, não sei mais os números, mas marcaram profundamente minha infância e de meu irmão. Hoje tenho 53 e ele 50 e ainda lembramos com carinho do nosso MONTEBRAS. Eram horas de brincadeiras e imaginação. Quen pena que meu filhos não tiveram brinquedos maravilhosos como aqueles da década de 60!!!!

MARCELO disse...

CARO AMIGO, COMO DIZ MEU PRIMO QUE É PHD EM PSICOLOGIA , ¨A DIFERENÇA ENTRE HOMENS E MENINOS, SÃO OS PREÇOS DOS BRINQUEDOS¨ POIS ESSES QUE RELATEI ACIMA OS TRENS DA ATMA E O AUTORAMA DA ESTRELA, FIZERAM MUITAS VEZES A FELICIDADE DE MILHARES DE PEQUENOS BRASILEIROS, QUE HOJE EM DIAS SÃO PAIS E ATÉ MESMO AVÓS DE ALGUM GAROTO QUE NUNCA SONHOU COMO NÓS SONHAMOS NAQUELES TEMPOS QUE JÁ MAIS VOLTARAM. HOJE EM DIA EU FAÇO DE MEU HOBBIES A RESTAURAÇÃO DO QUE ENCONTRO NO MERCADO LIVRE A VENDA E JUNTO PARA MINHA COLEÇÃO, E QDO O TMEPO ME SOBRO PONHO PARA RODAR NOS TRILHOS. COM O MESMO OLHAR DE 40 ANOS ATRAZ. UM FORTE ABRAÇO

Rodolfo e M.Luiza disse...

show!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alfredo Manhães disse...

Olá José Renato, Marcelo, Rodolfo e Luiza.
O Monte-Bras é realmente um brinquedo maravilhoso e quem brincou com ele jamais o esquece.
Agradeço as visitas e comentários.
Abração!!!

Anônimo disse...

CARO AMIGO: PENA QUE OS FABRICANTES DE BRINQUEDOS HOJE EM DIA, DAM ENFASE EM BRINQUEDOS ELETRONICOS, SEM FASER A CRIANÇA PENSAR PARA PODER MONTAR O BRINQUEDO E DEPOIS BRINCAR. COMO O MONTEBRAS DA ESTRELA QUE HOJE ELE É OBSOLETO, MAIS EM NOSSA ÉPOCA ERA UM ALENTO AOS OLHOS SABER MONTAR OS CARROS, OS GUINDASTES, BRINQUEI TANTO COM ESSE MONTEBRAS AMIGO, FIZ CARRINHOS GUINCHO, AVIÕES ETC..ENTRO NESSAS PAGINAS E VEJO QUE ENCONTRO PESSOAS QUE TIVERAM UMA INFANCIA IGUAL OU MUITO PARECIDA COM A MINHA. APESAR DE LUGARES E SITUAÇÕES DIFERENTES OS ANOS 60 E 70 FORAM UM PADRÃO PARA QUASE TODOS DE NOSSA IDADE. ONDE VC CONHECIA E FREQUENTAVA A CASA DOS AMIGOS E TODOS SE CONHECIAM , AO CONTRARIO DE HOJE EM DIA.
UM FORTE ABRAÇO.
MARCELO

Hamid Malek Zadeh disse...

Meu quanto tempo não via esse brinquedo, será que existe ainda?

Alfredo Manhães disse...

Olá Hamid, talvez você o encontre em lojas de brinquedos antigos, brechós ou no Mercado Livre.
Abs.

Cozzare interative media disse...

com corte a laser e madeira MDF acho que posso fazer varias peças.

Alguém pode fazer o desenho CAD ou digitalizar uma regua, enviar por e-mail? cozzare@gmail.com

Parafusos de plastico deve ser facil.

abs.

prof_adilson disse...

UAHHHUUU voltei uns 45 anos....ganhei o número 3 e quando adolescente dei para uma criança carente, agora bateu saudades depois de "véio". Por favor poderia informar a largura/espessura de uma peça(régua)e tamanho do furo. Pois pretendo fazer de alumínio para o meu neto..... muito obrigado,

prof_adilson disse...

...desculpe-me, esqueci o contato...adilsonbell@gmail.com
grato

Alfredo Manhães disse...

Olá Adilson, te mando um email com os dados que precisa. Grato pela visita.
Abração.

Anônimo disse...

Olá, parabens pelo blog.
Lendo sobre estes brinquedos de montar segue um link pra que quiser voltar a ser criança,(pena que so da na memória mesmo)
http://www.meccano.com/models/special_edition/
Boa sorte a todos.

Alfredo Manhães disse...

Olá, o link é ótimo! Apareça mais vezes.
Abs.

Anônimo disse...

Existem certos brinquedos que a gente jamais esquece.
Eu, do alto dos meus 53 anos ainda me recordo o quanto eu brinquei com o meu montebras,que saudades daqueles bons tempos...

Francisco

Alfredo Manhães disse...

Oi Francisco, também brinquei muito com ele. O Monte-Bras é um dos meus brinquedos preferidos, ao lado do Autorama, Forte Apache e Hering-Rasti. Apareça mais vezes, ok?
Abração.

Anônimo disse...

Queridíssimo Alfredo, que bom encontrar tantas referências maravilhosas reunidas sobre o nosso Monte-Bras! Faço minhas as palavras de todos os visitantes que postaram emocionadas lembranças! Também tive o número 4, com a tampa avermelhada, em 1968 (ou 1967?)! Quantas lembranças! Hoje, sou professor de desenho industrial e acho que muito derivou daí! Inúmeras soluções de projetos que faço ou que oriento pulam daquelas formas, encaixes e componentes do Monte-Bras! É preciso reeditarmos o Monte-Bras! Obrigadíssimo, Alfredo! Grande abraço a todos os amigos! Luís Cláudio Portugal do Nascimento (claudioportugal@usp.br)

Alfredo Manhães disse...

Oi Luís Cláudio, muito bom ver que o Monte-Bras traz tantas lembranças. Em breve teremos aqui postagens com brinquedos estrangeiros que o antecederam, como é o caso do Meccano e do Erektor. Apareça mais vezes.
Grande abraço!!!

Anônimo disse...

Grande Alfredo. Tenho até hoje algumas peças do montebrás, tenho 48 anos e minha mãe comprou ele num bazar da igreja, brinquei muito na época. Um dos brinquedos que criei foi um bondinho com duas roldanas na parte superior, que corria numa linha e atravessava todo o quintal dando rasante num córrego. fazia tambem um boneco que a cabeça era o cubo de um furo e o corpo era o cubo de 3 furos, os braços eram tiras de 2 furos e as pernas tiras de 3 furos, o pescoço era a barrinha de madeira rosqueada menor. Era pura diversão!
Há muito procurava algum relato sobre o Montebrás e nunca encontrei. Tenho vontade de fabricar o brinquedo na minha empresa mas não sei se tem patente ou algo parecido. O que você acha?

Alfredo Manhães disse...

Olá, tudo bem? Seria interessante um brinquedo atual similar ao Monte-Bras e acredito que a Estrela tenha a patente desse brinquedo. Quanto ao material empregado, seria em plástico ou madeira? Grande abraço.

acto disse...

Esse foi o melhor brinquedo que já existiu. Brincava-se duas vezes e quando se enjoava, era só desmontar e montar um novo modelo. Tenho muuuita saudade do MonteBrás...

André L. Cervi disse...

Otima lembrança. Tive muitos Montebras, montava sempre coisas diferentes. Foi um otimo estimulante que me levou a cursar engenharia. Pena que hoje em dia não tem mais brinquedos tão estimulantes e educativos. A Estrela está perdendo um grande filão de mercado em não relançar o brinquedo remodelado. Um otimo concorrente para o Lego

Alfredo Manhães disse...

Acredito que o MonteBras faria sucesso hoje em dia. Dependeria apenas da Estrela avaliar a possibilidade de produzí-lo novamente.
Abs.

Ciça disse...

eu tive...............que saudade!!! faria sucesso sim.....

Alfredo Manhães disse...

Oi Ciça, quem sabe a Estrela volte a fazer? Vamos torcer.
Abs.

Anônimo disse...

Olá Alfredo,
Sou fascinada com brinquedos de montar. Meu filho de 4 anos ganhou um monte-bras com rodas de plástico que pode montar caminhão e carro de bombeiro. Mas não tem o manual e não estamos conseguindo montar. Você tem o manual ou sabe de alguém que tenha? Pode nos ceder uma cópia? Desde já agradecemos...

Alfredo Manhães disse...

Olá! Informe seu email para contato.
Abraços.

sandra disse...

Oi Alfredo,
Você tem o manual?
Meu email é
sandram.miranda@hotmail.com
Obrigada pela atenção.

Alfredo Manhães disse...

Olá Sandra. Esse brinquedo feito em plástico que seu filho ganhou deve ser o Monte Car. Enviei um email para você.
Abs.

Sandra Magalhães disse...

Olá Alfredo,
Não é o Monte Car. É uma Monte-Bras que tem peças em madeira, rodas de borracha, parafusos e porcas de plástico como estes postados em seu blog, só que numa versão q monta carro de bombeiro, pois tem uma escada. Pela pesquisa que fiz, deve ser a caixa de nº 4 ou 5, pois tem uma tampa em madeira.
Será q consigo um manual?
Desde já agradeço pela atenção.
Sandra

Franciele disse...

Caro Alfredo, tem idéia de onde conseguir as fotos das peças do Montebrás. Quero ver se faço pra garotada do meu colégio.

Obrigado,
Marcos.

Alfredo Manhães disse...

Olá Marcos, esse brinquedo saiu de fabricação há muito tempo. Fotos dele você só verá aqui no blog ou em outros sites que tratem do tema. Sugiro usar as fotos que postei e tentar reproduzir no seu computador para fazer os gabaritos das peças.
Abraços!

Anônimo disse...

Olá Alfredo,
Parabéns pelo blog, realmente faz a gente voltar no tempo.
Gosto muito de coisas retrô, principalmente os brinquedos.
Hoje sou fascinado por embalagens de cigarros antigas.
Viste meu blog, lá tem umas coisas legais que faço.
Abraços,
José Roberto

Viriato disse...

Que felicidade quando ganhei um brinquedo desses de minhas primas Vilma , Sônia e Silvia.
Tenho que confessar...ainda sou uma criança feliz, de barba branca e bigodão quase branco, mas muito feliz em rever este brinquedo tão bacana, tão precioso.
Que pena que a gente cresce
Que bom que a gente lembra

Alfredo Manhães disse...

Olá Viriato, esse brinquedo também me traz ótimas recordações da infância. Agradeço a visita!
Abraços!

ArtMar disse...

o producto original chamava-se: BILOfix ou BILOtoy, e procurar no Google
https://www.google.pt/search?client=tablet-android-asus-nexus&rlz=1Y3NDUG_pt-PTPT517PT517&tbm=isch&sa=1&ei=s0qWUbK9Os20hAeKpoGoCg&q=bilotoy&oq=bilotoy&gs_l=img.3..0i24.19062.20224.0.21723.4.4.0.0.0.0.267.489.2j1j1.4.0...0.0...1c..12.img.aVv0MEWsGN8&biw=962&bih=553&sei=zEqWUfOqD4-ihgf0y4GgBA

washington oliveira disse...

foi meu brinquedo predileto, de todos os tempos

Alfredo Manhães disse...

Olá Washington, gostava muito desse brinquedo e até hoje é um dos meus preferidos. Agradeço a visita!!!
Grande abraço!

Luiz Pinheiro disse...

Nossa voltei a minha infancia vendo esse site, eu tinha vários, um inclusive que vinha dentro de uma caixa que se aproveitava tb como base para guindastes, caminhoes.

Anônimo disse...

grato ao ArtMar por postar o verdadeiro nome do brinquedo que eu nao sabia. BILOTOY e BILOFIX possuem varias informacoes na internet (diferentemente do clone monte-bras)

Alfredo Manhães disse...

Valeu gente!!! Apareçam mais vezes. Abraços.

Sergio Costa Dos Santos disse...

Foi o último presente que ganhei do Papai Noel e brinquei e me diverti muito com ele,até resolver guardar para um dia dar pro meu filho,porém não tive o mesmo cuidado e as peças se perderam e ficou somente a doce lembrança.

Anônimo disse...

Ainda tenho dois conjuntos n°4 de Monte Brás. O melhor brinquedo que a Estrela lançou!

Luís Ricardo disse...

Eu também tive o Monte-Bras, era um brinquedo ótimo. Como você disse, a gente brincava duas vezes.(também tive o Hering-Rast)
Encontrei esse post procurando informações sobre o brinquedo, pois muitas vezes não percebemos o quanto eles ajudam no nosso desenvolvimento. Há alguns dias, minha namorada comprou um sofá-cama e ele chegou desmontado, e ela descobriu que a fábrica não tinha montadores para a nossa cidade. Ele vinha com instruções em desenhos, indicação das peças, parafusos e chaves. Eu li e rapidamente compreendi como montar, e seguindo as instruções o montei com facilidade, e aquilo me pareceu familiar.
E foi durante a montagem que me lembrei do monte-bras, com seus parafusos e porcas e livreto de instruções com ilustrações de montagens. Percebi o quanto brincar com ele me fez desenvolver a visão e raciocínio espaciais e a coordenação motora. E montando o sofá achei uma tarefa chata, oriunda de um suposto problema, uma tarefa prazerosa e edificante como era montar carrinhos, guindastes e "robôs" com o Monte-bras!
Fiquei pensando como nossos filhos hoje estão presos a esse mundo virtual e quantas possibilidades de aprendizado e desenvolvimento úteis são perdidas pela falta desses brinquedos "antigos". Só posso agradecer à Estrela a a meus pais por ter tido essa oportunidade.
Obrigado pelo Post. Deu saudade!

Alfredo Manhães disse...

Caro Luís, seu comentário merece destaque. Brinquedos como o Monte-Bras, Hering-Rasti, Polly e vários outros foram extremamente importantes no desenvolvimento da motricidade e no raciocínio lógico de uma geração de crianças. Agradeço a visita!
Abraços.

SD home video - Dauro Fernandes disse...

Nossa que viagem , eu tive e brinquei muito , acredito que desde criança sendo estimulado a mexer em chaves , ferramentas , montar e desmontar desenvolveu meu lado de mecanico , e sempre eu mesmo faço reparos no meu carro nas minhas bikes ....

Anônimo disse...

O melhor de todos! passava horas brincando com um grupo de amigos. Lembro que existiam 3 versões diferentes em função da quantidade de peças. Bom relembrar.....
Aproveito a oportunidade para saber se alguém lembra do nome de um kit de ciências (química, física, eletrônica e outros) que era vendido nos jornaleiros nos no início dos anos 70 em uma embalagem de isopor.
Um grande abraço.

osvaldo disse...

Tenho 50 anos, meu filho 25 e já brincamos muito com os meus (um nº 3 e dois nº 4 - tenho todas as peças, pena que as porcas estão quebradiças devido o tempo, gostaria de saber se há algum lugar que as produzisse, compraria com certeza.

Alfredo Manhães disse...

Olá Osvaldo, eu consegui diversas peças do Monte-Brás no Mercado Livre...procure por lá, ok? Agradeço a visita ao blog. Abraços.

osvaldo disse...

Obrigado Alfredo, verificarei e darei notícias. Show, tive o Polly também, mas, esse doei há muito tempo.

Mário André Pacheco disse...

Tenho 50 anos. Eu adorava o Monte-Bras. O que eu tinha veio numa caixa de madeira e esta servia como base para montar vários brinquedos. Sempre quis ter os modelos mais avançados, com motor, mas esses eu nunca ganhei do meu pai... Mesmo assim, eu me divertia muito com isso.

Alfredo Manhães disse...

Olá Mário, também tenho 50 anos e curti muito o Monte-Bras, brincando com meu pai e meu irmão. Somos privilegiados, não é mesmo? Forte abraço!!!

Gisele Teresinha disse...

Saudades, saudades, saudades...

Andre Luiz disse...

Tive varios Montebras me diverti muitos junto com meu irmão. Ja pensou hoje em dia um Montebras com motores eletricos e controle remoto e acesso por WIFI. Este brinque influenciou minha carreira sou engenheiro gracas ao Montebras.

Alfredo Manhães disse...

Olá André, quantos brinquedos legais acabaram por influenciar crianças na escolha profissional, não é mesmo? Eu gostava muito do Monte-Brás, Hering-Rasti e Engenheiro Eletrônico Philips, e assim como você também segui o caminho da Engenharia.
Grande abraço!

Anônimo disse...

boa noite - tenho um lote de peças do monte bras da estrela - se alguém estiver interessado, entre em contato: poain13b@terra.com.br que mando fotos - abração

Carlos Alberto Ferreira disse...

Cara ,foi um dos meus brinquedos favoritos, depois do Forte Apache e Jogo de botão. me diverti muito com ele

wmoecke disse...

Achei uma foto do meu jipe!
Era o Monte Car mesmo, produzido a partir de 1971 (nasci nesse ano), o meu foi comprado em 1979 pela minha Mãe.

http://4.bp.blogspot.com/-ryMpNxIXX1Q/Ue8OPbfdc0I/AAAAAAAAwFI/WHUwMyot8k8/s1600/jepi+montecar+2.JPG

Anônimo disse...

Tive um Monte Bras nº2, igualzinho ao da foto. Meu sonho era ter um dos maiores, nºs 5 e 6, cujas construções também constavam do manual mas eu nunca pude fazer, porque precisavam de peças que o meu conjunto não tinha. Mas brinquei muito. Acho que foi um dos brinquedos de que mais gostei. Brincava ao mesmo tempo com os objetos que fazia com o brinquedo e com bonecas. Recordo-me, porém, de que algumas roscas sem fim eram defeituosas, não dava para usar e eu ficava muito brava. Sandra.

Alfredo Manhães disse...

Oi Sandra, esse foi um dos melhores brinquedos que já brinquei. Fomos crianças sortudas, não é?
Abraços,
Alfredo.

Unknown disse...

Nasci em 1960, desde 82 sou professor de Educação Física. E nos 2 últimos anos estou me dedicando a brincar com meus alunos do ensino médio com brincadeiras dos anos 60,70 e 80. Esse brinquedo era simplesmente fantástico. Maravilhoso, uma vez eu fiz uma marimba de pipa com uma peça de 3 furos. Faltava constantemente água no Catrambi, ladeira na Tijuca onde eu morava. Então as famílias iam pegar água em latas numa represa que existia por lá. Neste dia eu joguei a marimba e ela agarrou numa pedra e arrebentou a linha, mas era a peça do meu único e fantástico brinquedo manufaturado estrela que eu tinha. As pedras da represa tinham muito lodo. Então eu escorreguei e desci represa abaixo. Milagrosamente não quebrei nenhum osso. Fiquei todo roxo e inchado, minha mãe e as senhoras mais velhas colocaram facas geladas nos calombos da cara, testa e cabeça, tomei arnica e também banho com sal grosso. Coisa de 3 dias já estava brincando normalmente. Milagres de um tempo onde se falava menos de religião, mas se vivia muito mais perto das coisas de Deus. Esse brinquedo como vocês podem ver marcou demais minha vida.

Amanda Escudero disse...

Aguardem!! em breve voltará ao mercado remontado!! Nova versão

Anônimo disse...

Amanda....melhor notícia nos últimos 40 anos...

Ansioso para a retorno...vou acompanhar...

Super feliz

André Luiz disse...

Amanda que boa noticia. A Estrela vai relançar? Quero comprar pro meu filho.

BConrado disse...

Olá Amanda Escudero. Estou interessado em um kit para meu sobrinho. Você poderia adiantar mais informações a respeito desse relançamento?
Muito Obrigado,
Conrado

Imagens de tema por MadCircles. Tecnologia do Blogger.