Trem Sud Express

O trem Sud Express foi lançado nos anos 50 pela empresa francesa Jouef, especializada em Ferreomodelismo e Autorama. A escala adotada pela Jouef é a HO, na proporção de 1:87.


Manual de montagem do conjunto, que permite alimentação tanto pela rede elétrica como por bateria de 12 V. O sistema de trilhos é expansível, ou seja, pode ser ampliado e acomodar mais elementos.


A BB9201 pertence à SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français) e circulou entre 1957 e 1964, operando na região sul da França. Atingia a velocidade de 160 Km/h usando um sistema de propulsão elétrica de 1500 Vdc.

Os trens são parte de minha vida, pois viajava neles com minha família frequentemente até o final dos anos 70, período em que as linhas de passageiros começaram a ser desativadas no Estado do Rio de Janeiro. Enquanto a atividade nas ferrovias da França, Japão, EUA etc é incentivada e faz parte da economia desses países, o Brasil teve seu parque ferroviário sucateado. Uma grande perda para nosso país.

3 comentários

Anônimo disse...

Nossa encontrei outra pessoa que adora trem como meu filho, fico impressionada com a paixão dele por trem ele sabe tudo sobre trem, de marcas a percurso que os trens fazem em São Paulo. Ele adora passear de trem.

CHINICO FILHO disse...

Eu adoro trens não sosseguei até conseguir passear no trem a diesel da cptm para mogi das cruzes. Foi um passeio muito bom vou gostar de fazer outros para jundiaí, paranapiacaba e em 2014 quero andar no trem bala brasileiro.
Claudio Mauricio.

Alfredo Manhães disse...

Olá Claudio, uma viagem dessas é inesquecível. Parabéns por ter realizado esse sonho!!!
Vamos aguardar esse trem bala...também pretendo dar um passeio. Grato pela visita.
Abs.

Imagens de tema por MadCircles. Tecnologia do Blogger.