DKW Vemag

O carro DKW Vemag (sedã) foi fabricado no Brasil no final da década de 1950. Esse Vemag de brinquedo é feito em plástico soprado, sem marca definida, possivelmente produzido nos anos 60.
Era equipado com um econômico motor de 2 tempos de 900 cc, tração dianteira e tinha espaço para 6 pessoas mais bagagem. Diziam que o proprietário desse carro poderia ser facilmente identificado pelo cheiro da roupa, pois o escapamento lançava os gases no interior do veículo (?!).

Além de ser espaçoso e apresentar um ótimo desempenho, o motor da Vemag tinha um som característico. Bastava ouvir um poooooo, pó, pó, pó, póóóóó para saber que havia um por perto.

A empresa alemã DKW foi fundada em 1916 pelo dinamarquês Jorgen Skafte Rasmussen, iniciando suas atividades com carros a vapor, os Dampf-Kraft Wagen. A marca Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas S.A., surge no Brasil na década de 50 e apresentou em 1956 o "primeiro" carro brasileiro: DKW F-91 Universal. Nos anos 60 a Volkswagen brasileira adquiriu as instalações da Vemag, que encerrou suas atividades com mais de 100 mil veículos produzidos.

6 comentários

Caíque Pereira. disse...

Pô Walfredo, tenho uns 4 DKW's destes ainda guardados e tenho 5 DKW's de VERDADE.

Alfredo Manhães disse...

Caique, você coleciona carros antigos?
Abração.

Caíque Pereira. disse...

Alfredo, Coleciono. Tenho um Puma DKW, um Belcar, Vemaguet, Candango e um Fissore, além de um Interlagos Berlineta e um Puma Volks Conversível. O Belcar já está pronto e rodando, no final do ano o Fissore estará pronto e em março o Puma DKW.

Alfredo Manhães disse...

Caíque, parabéns pelos belos carros. Conhece a turma do Clube Rio-Minas? O link está no menu Sugestões para visita, ok?
Abração.

juca disse...

meu avo tem um belcar 63 que aparenta ser o modelo desse ai, foi o ultimo com porta suicida, e realmente os gases vão para dentro do carro rsrs

Alfredo Manhães disse...

Olá Juca, eu andava num desses quando era criança mas não me lembro desse detalhe...que perigo, hein?
Abs.

Imagens de tema por MadCircles. Tecnologia do Blogger.