João e Maria (Hansel e Graetel)

O casal de bonecos Hansel e Graetel reproduz alguns dos personagens da história João e Maria. Embora não haja certeza nas informações, eles possivelmente foram produzidos na Alemanha por volta dos anos 20/30, pela M.W. Germany. Eles são movidos a corda e movimentam os bracinhos. As roupas são originais da época e típicas da região da Bavária.

Os bonecos foram confeccionados em celulóide, um dos primeiros materias sintéticos. Ele foi utilizado na fabricação de brinquedos e outros utensílios em alguns países da Europa e Estados Unidos entre 1870 e 1950. Embora lembre o plástico, o celulóide é bastante sensível e inflamável, motivo pelo qual foi substituído por outros materias com o passar do tempo.

João e Maria (Hansel e Gretel) é um conto de fadas de tradição oral Alemã e fez parte da coleção de histórias dos irmãos Grimm. Conta as aventuras de um casal de irmãos que são abandonados pela mãe numa floresta, pois a família não tem condição de sustentá-los. Famintos e perdidos, são atraídos para uma casa feita de guloseimas, que pertence a uma bruxa malvada. A bruxa tenta matar as crianças mas elas encontram um meio de enganá-la e escapam, levando para casa a comida que puderam carregar da bruxa.

8 comentários

Kiti disse...

Olá, Alfredo!

Eu produzo eventos culturais pra crianças do Museu Casa de Rui Barbosa (RJ). Nosso tema pras férias é brincadeiras e brinquedos antigos, e fui desafiada a montar uma exposição com brinquedos - imagina minha dificuldade, né?

Fiquei maravilhada ao me deparar com seu blog, você tem um acervo sensacional e um preciosismo singular nas informações sobre os brinquedos! Queria saber se haveria a possibilidade de você trazer para o Rio sua linda exposição, ou parte dela... Claro, nossa produção se encarregaria dos custos.

Por favor, me contacte, mesmo que você não possa atender à minha solicitação, ao menos para trocarmos umas idéias... Quem sabe você não me dá uma luz? =)

kitisoares@gmail.com

Alfredo Manhães disse...

Oi Kiti,
te mandei um email, ok?
Abs.

Anônimo disse...

Parabéns Alfredo, uma grandiosa iniciativa e prova de que há mentes voltados para coisas que não afetam as nossas crianças e nos faz voltar no tempo, e nos fazem sentir felizes. Tenho grande orgulho de ser teu amigo. DEUS te abençoe e a tua família. flavio a.costa losada.

Alfredo Manhães disse...

Grande amigo e irmão Flávio, valeu a visita!!!!!
Abração.

docerachel disse...

Parabéns pelo blog cheio de boas lembranças.

Anônimo disse...

Essa visita foi como uma viagem ao tempo!
Parabéns professor!

Joana.

Alfredo Manhães disse...

Oi Joana, tudo bem?
Agradeço a visita. Apareça por aqui quando puder.
Abs,
Alfredo.

José Eduardo disse...

Olá, Alfredo...
Pax et Lux!!!
Que preciosidade,heim??? Agora vendo todos os posts, estou entendendo bem o material que eram feitos estes brinquedos. Que preciosidade,heim??? Muito importante para os "arte educadores" uma peça desta, como vi alguns comentários aqui no blog... Belissímo... Obrigado por já estar sanando as dúvidas.
Abçs,
Voc.Fráter José, leigo missionário ieab

Imagens de tema por MadCircles. Tecnologia do Blogger.