Boneca Mágica Vera Alice

A Boneca Mágica Vera Alice é um produto da Coluna, feito no Brasil nos anos 60. A boneca é feita de papelão e vem com 10 roupas de papel. Um suporte plástico permite que ela fique de pé.

O guarda-roupa tem peças que reproduzem a moda para meninas dos anos 60, com vestidos, pijamas etc. Por ser de papelão e papel deve ser manuseada com muito cuidado.

A fixação da roupa é muito bem feita. Cada uma das peças tem uma pequena lâmina metálica que é atraída por um pequeno imã no corpo da boneca. Assim ela fica presa sem a necessidade de abas no papel, que eram muito comuns nesse tipo de brinquedo.

Para quem quiser brincar de casinha, fica a dica.

34 comentários

Márcia disse...

Parabéns, sua coleção está cada dia mais linda!!!!!!!!!!

Alfredo Manhães disse...

Oi Márcia, grato pelo incentivo.
Apareça mais vezes.
Abs.

Moira disse...

Alfredo

Eu tinha esta bonequinha, era o sonho de toda criança, e eu adorava!!! parabéns, doces lembranças!
Abraços

Alfredo Manhães disse...

Olá Moira, tudo bem?
Essa boneca deve ter feito muito sucesso na época...que legal que você a curtiu!
Grato pela visita.
Abs.

Claudia Waite & Mario Louro disse...

Eu também tive essa boneca! Aliás era moda esse tipo de bonecas. Havia de vários tipos. Inclusive as bancas de jornais vendiam cartelas de roupas, correspondentes a cada boneca, identificadas pelo seu nome. Tinha também as bonecas mais baratas e simples, feitas em papelão, cujas roupas vinham em cartelas para recortar e tinham abas dobráveis para poder se fixar no corpo da boneca.
Parabéns pelo blog!

Alfredo Manhães disse...

Olá Claudia, grato pela visita.
Lembro de algumas para recortar e com abas editadas pela Ebal, que eram vendidas em bancas de jornais. Salvo engano, chamavam de livro-boneca.
A vantagem delas é que as crianças podem desenhar outras roupas em papel, recortar e brincar. Uma brincadeira sadia que estimula a criatividade, a motricidade, etc.
Quando puder passe na seção de Bonecas que há algumas desse tipo (com abas) cadastradas, ok?
Abs.

Anônimo disse...

Eu tinha!!!!!!!!!!
Deu saudade...

Alfredo Manhães disse...

Olá internauta, só faltou seu nome...apareça mais vezes.
Abs.

Maria Helena disse...

Essa era minha brincadeira preferida. Vestir a bonecas com diferentes 'TRAJES'. Saudades...

Alfredo Manhães disse...

Olá Maria Helena. Você desenhava outras roupinhas diferentes e recortava para brincar com as bonecas?
Abraços.

Eliane Bonotto disse...

Alfredo!!! Como eu andei procurando na internet pela Vera Alice, mas eu não me lembrava o nome da boneca. Entretanto, lembro-me de cada um desses vestidinhos. Em 1983, quando minha filha nasceu, eu procurei por essa boneca durante alguns anos e ninguém jamais tinha ouvido falar. Uma pena porque era o meu brinquedo predileto. Você sabe dizer, Alfredo, se ainda consigo encontrar algum exemplar da Vera Alice? O grande "pulo do gato" desta boneca era o ímã redondo que havia no meio do peito dela (feito de papelão) e as plaquinhas de metal. Como você disse, ficavam lindas as roupinhas, pois não caíam com dobras de papel. Caramba... Que viagem ao passado fiz agora. Quanta saudade, quantas lembranças maravilhosas.
Parabéns pelo blog. Só a idéia é sensacional e o blog muito bom.
Forte abraço,
Eliane Bonotto

Alfredo Manhães disse...

Olá Eliane. Esse sistema com o imã e as plaquinhas é muito bom mesmo...ainda não o vi em outras bonecas de papel. Talvez você a consiga em alguma feira de antiguidades ou no Mercado Livre. Agradeço-lhe as palavras de carinho e fico satisfeito em lhe propiciar um momento de retorno à sua infância. Apareça mais vezes, ok?
Abraços.

Eliane Bonotto disse...

Oi Alfredo. Boa noite. Ainda não achei a Vera Alice, mas já estou seguindo seu blog, que é muito bom mesmo.

abraços

Alfredo Manhães disse...

Oi Eliane. Posso tentar fazer uma réplica dela para você, ok?
Abs.

Anônimo disse...

Nossa! Que emoção ver essa boneca outra vez.Eu adorava brincar com a Vera Alice.
Hoje tenho 51 anos e nunca esqueci dessa bonequinha "mágica".Rita

Alfredo Manhães disse...

Oi Rita, agradeço a visita. A Vera Alice marcou a infância de uma geração de meninas!!!
Abs.

Heloisa Helena disse...

Olá Alfredo, olá "meninas".
Estou com 56 anos e também não me lembrava o nome da boneca. Deu até vontade de chorar quando vi.
Muito, muito obrigada por reviver sentimentos de criança tão lindos e únicos.
Um forte abraço

Alfredo Manhães disse...

Oi Heloisa, felizes os que podem chorar de alegria ao lembrar das brincadeiras da infância, não é mesmo?
Abraços.

Ana Cristina Caldatto disse...

formidavel boneca de papel...gostei!!!

Alfredo Manhães disse...

Oi Ana, agradeço a visita. A Vera Alice é uma graça mesmo!!!
Abs.

joanice oliveira disse...

Alfredo , também tive essa boneca, hoje tenho 49 anos e uma neta, gostaria tanto de poder dar a ela essa magia, sei que não é possivel encontra, será que podia faze-la para mim? meu email é: tingoliveira@hotmail.com

Alfredo Manhães disse...

Oi Joanice, fiz contato por email, ok?
Abs.

Unknown disse...

Eu tive a boneca mágica Maria Lucia mas a filha da empregada picou em 200 pedacinhos. Hoje procuro no mercado livre. Eu curtia mais essas bonecas de papel do que as bonecas convencionais. Hoje as considero terapêuticas por isso que corro atrás.

Jane disse...

Nós tínhamos! Eu e minha irmã. A dela, a Vera Alice e a minha a Maria Lúcia. Queria demais ver fotos da Maria Lúcia, pq não lembro dela. Amei o post. Eu e minha irmã curtimos demais. Obrigada ;)

Alfredo Manhães disse...

Oi Jane, quem sabe apareça um exemplar da Maria Lúcia? Agradeço a visita!
Abraços.

zana disse...

Onde eu poderia comprar? Se alguém souber me ajudem. Quero sentir a sensação da minha infância novamente.
Grata,
Rosana

Alfredo Manhães disse...

Oi Rosana, procure em feirinhas de usados, leilões e brechós, ou nos sites que vendem brinquedos antigos. Quem sabe apareça um exemplar da Maria Lúcia para você? Agradeço a visita!
Abraços.

Dora Lucia disse...

Eu tenho 60 anos e tive essa boneca qdo criança. A minha era a Vera Alice e a da minha irmã Maria Lucia...chorei de emoção....

Alfredo Manhães disse...

Olá Dora, muito bom saber que a página provoca emoções com gostinho de infância. Agradeço a visita! Abraços!!!

Gi disse...

Olá! Parabéns pelo seu blog, é maravilhoso! Essa foi a minha primeira bonequinha de papel. Vi e me lembrei imediatamente. Estou emocionada. Você não poderia me mandar um cópia xerocada em cores? Eu te pago pela cópia e despesas de correio e te seria eternamente grata. Meu e-mail é giselle_martins@yahoo.com.br
Agradeço e aguardo esperançosa o seu retorno. Grande abraço!

wmoecke disse...

Alfredo, tudo bem?

Hoje minha Mãe me mostrou seu blog na página desta boneca. Ela teve e sente vontade de novamente brincar com ela.

Eu procurei no ML e demais sites, mas não parece haver mais nenhum exemplar à venda. Pensei se seria demais pedir a você que me ajudasse a reproduzir esta boneca, utilizando o seu exemplar como matriz?

Você teria como fazê-lo?

Um abraço,
-Werner
(wmoecke[arroba]gmail[pt]com

Gisele Teresinha disse...

Eu tive essa boneca! Lembro da caixa! Como gostava de brincar com bonecas de papel!

Wimacil disse...

Que felicidade eu senti quando li seu post. Já abri mil sites e imagens e só a sua me levou ao que eu queria. Parabéns! A razão da minha procura é que resolvi fazer um boneco de papel como a Vera Alice, de um super herói (Dragon Ball) para o meu netinho. Ele adora brincar com bonecos deles. Tirei a imagem da Internet , mandei revelar como foto. Ficou show. Com o mesmo corpinho, tem várias roupinhas e chapéus. Preguei aquele ima que vem em folha.Para pregar na geladeira ficou ótimo, mas eu queria que ele brincasse com o boneco (de luta, claro, kkk). Você disse que a Vera Alice tinha umas plaquinhas nas roupas. Você saberia me dizer que tipo e onde posso encontrar essas plaquinhas?
Um abraço, e muito obrigada pela recordação.

Ateliê Carol Artes A Arte em artesanato disse...

bom dia eu queria uma boneca sera que encontro Vera Alice meu face Ana Paula Fernandes Ribeirão Preto

Imagens de tema por MadCircles. Tecnologia do Blogger.