Pìão

O pião é um brinquedo bastante antigo, cujo formato lembra uma pera com uma das extremidades pontiaguda. Há referências de sua utilização como passatempo desde a época de Pitarco, um dos sábios da Grécia antiga que viveu por volta do ano 600 aC. O pião pode ser feito de vários materiais, sendo os mais comuns a madeira e o plástico.

Há várias maneiras de brincar com ele, dependendo de seu tipo. É possível girá-lo apenas com os dedos ou então é necessário enrolá-lo com uma cordinha chamada de fieira e fazer o lançamento de forma apropriada. Uma das brincadeiras consiste em desenhar uma roda no chão e lançá-lo para girar dentro dela, numa espécie de competição de "tiro ao alvo", como nessa ilustração da Turma da Mônica, criação de Maurício de Souza. O pião que sair da roda está fora.

Outras brincadeiras envolvem malabarismos das mais diversas e criativas formas, e hoje em dia existe até o spintop, uma espécie de pião profissional para essa finalidade. Veja as manobras fantásticas feitas pelo norte-americano Matt Ritter:




Quem brincou com um pião sabe muito bem como era legal reunir os amiguinhos para passar algumas horas se divertindo, logicamente, depois de ter feito as tarefas da escola. Quanta saudade!!!

4 comentários

lucidreira disse...

Oi, olha eu de novo aqui, além de brincar muito com o pião, eu também fiz alguns entalhado/esculpido em madeira de genipapo e jaqueira.
Era uma maravilho.
Abraço

Anônimo disse...

A gente fazia pião até com cabo de vassoura e prego...haja criatividade!
Abs.

Denise Guerra disse...

Oi, meu irmão brincou muito com este brinquedo. Me lembrei do pé de lata ou salto alto que fazíamos com latas de leite em pó. Vc tem brinquedos assim por aqui? Abraços!

Alfredo Manhães disse...

Oi Denise, em breve teremos aqui a seção "Faça você mesmo", com brinquedos de papel, lata etc. Aguarde!!!
Abraços.

Imagens de tema por MadCircles. Tecnologia do Blogger.