Sítio do Picapau Amarelo

O Sítio do Picapau Amarelo é uma obra literária infantil de autoria do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948) e composta de 37 livros. A série teve início em 1930 com a publicação de A Menina do Narizinho Arrebitado, que conta a origem do sítio, e terminou com Histórias Diversas.

Foram realizadas diversas adaptações para a tv e o teatro a partir de 1952, mas a que marcou toda uma geração (me incluo nesse grupo) foi a de 1977, produzida pela Rede Globo sob a direção de Geraldo Casé, contando com Paulo Afonso Grisolli, Wilson Rocha e Benedito Rui Barbosa para adaptação dos textos. A abertura, com ilustrações de Rui de Oliveira, trazia a inesquecível música tema de Gilberto Gil.



Todas as tardes participávamos de histórias fantásticas, protagonizadas por Narizinho, Pedrinho, Emília, Tia Anastácia, Visconde de Sabugoza, Dona Benta, Saci e tantos outros personagens, que nos faziam grudar na tv, depois de ter feito os deveres de casa, logicamente.

Lembra da Cuca? Veja um trecho do episódio A Cuca Vai Pegar (1977):



A trilha sonora, também excelente, rendeu dois LPs (1977 e 1979), com músicas de Gilberto Gil, Dori Caymmi, João Bosco, MPB4 e outros artistas.

Nos anos seguintes a abertura do programa mudou, mas a magia das histórias do Sítio continuou exercendo grande fascínio sobre todos nós.



As histórias envolviam folclore brasileiro, viagens espaciais e outros temas. Até a mitologia grega participou das tramas do Sítio, como pode ser visto neste trecho do episódio O Minotauro (1978):


A união entre os textos de Monteiro Lobato, uma equipe de produção impecável e um grupo de talentosos artistas mirins e adultos, resultou no melhor programa infantil da tv brasileira. Nessa época havia um respeito maior pela inteligência da criança e do telespectador, coisa que hoje em dia anda fora de moda.

Um dia o Marquês de Rabicó descobriu que havia uma onça rondando o Sítio. Então Pedrinho e Narizinho resolveram organizar uma caçada à onça, mostrada no episódio As Caçadas de Pedrinho (1981):



A série foi produzida até 1986 e deixou muita saudade. Dificilmente um adulto de hoje não se emociona ao ver imagens do programa e lembrar da infância vivida nos anos 70 e 80.

Os livros de Monteiro Lobato podem ser encontrados nas boas livrarias e são otimos presentes para as crianças. Conheça um pouco mais do Sítio do Picapau Amarelo clicando aqui. Quer ver mais vídeos? Visite o YouTube.

2 comentários

Fernando Lopes Somtrês disse...

Parabéns pelo blog Alfredo. Fernando Lopes Somtrês

Alfredo Manhães disse...

Olá Fernando, grato pela visita!!!
Abraços.

Imagens de tema por MadCircles. Tecnologia do Blogger.