Motocicleta Harley Davidson "R" Series

No início do século XX dois jovens norteamericanos resolveram instalar um motor de explosão num quadro de bicicleta, com o propósito de obter mais velocidade e facilitar o deslocamento em subidas. Os jovens, que se chamavam Arthur Davidson e William S. Harley, criavam assim a lenda Harley-Davidson, empresa que faz parte da história das motocicletas em todo o mundo.

Alguns modelos da Harley Davidson foram reproduzidos como brinquedos pela Hubley Manufacturing Co., empresa que iniciou suas operações em 1892 na Pennsylvania (EUA). A Hubley fabricou miniaturas de diversos tipos de veículos em ferro fundido (cast iron) até os anos 1950. O modelo vermelho nas fotos data de 1932 é da série "R" e era um dos utilizados pela Polícia nos EUA. Ele traz no tanque a palavra "COP" (policial) em baixo relevo.

Embora as falsificações de brinquedos em cast-iron existam no mercado, as miniaturas Hubley se caracterizam pelo fino acabamento no metal. Alguns modelos têm as rodas de borracha e não de metal.

Quer saber mais sobre a Harley Davidson? Veja no infográfico abaixo produzido pelo site Motorcycle Insurance, que foi cedido para reprodução aqui no blog. Agradeço o contato e a contribuição de Allison Morris, um dos criadores desse trabalho de pesquisa.

 History of Harley Infographic
Courtesy of Motorcycle Insurance.



Comentários

Marcius Victor disse…
Belo relato histórico Alfredo.

Um ícone como este não poderia deixar de ser mencionado por um blog tão interessante.

Parabéns pela pesquisa e divulgação!

Abraços,
Marcius victor.
Alfredo Manhães disse…
Oi Marcius, valeu!!!
Abração!