Batalha do Tuiuti

A Batalha do Tuiuti é um produto da Fanabri (Fábrica Nacional de Brinquedos), feito em meados dos anos 1960. O brinquedo representa uma importante batalha da Guerra do Paraguai, conflito ocorrido no século XIX. O conjunto é composto por soldados, barracas de acampamento, árvores e outros elementos (clique nas imagens para ampliá-las).

Cenário da batalha
Soldados Aliados
Soldados Paraguaios em trincheiras
Corneteiro Paraguaio
Artilheiro Aliado
A Guerra do Paraguai envolveu o Brasil, Argentina e Uruguai (a Tríplice Aliança) contra o Paraguai e aconteceu entre 1864 e 1870. Dentre os diversos embates travados pelos 4 países, a Batalha do Tuiuti é  considerada a maior batalha campal da América Latina. Ela aconteceu no dia 24 de maio de 1866 em território paraguaio, às margens do Lago Tuiuti, região do Rio Paraná, nas proximidades da atual Usina de Itaipu. O exército paraguaio foi liderado pelo general paraguaio Francisco Solano López, ao passo que os soldados aliados ficaram sob o comando do argentino Bartolomeu Mitre, que os levou à vitória.

O episódio registrou um elevado número de baixas. Estima-se, entre mortos e feridos, 12 mil soldados paraguaios e 4 mil soldados aliados.

Foto do acampamento argentino e hospital brasileiro (1866).
Pintura "2ª divisão de Buenos Aires na batalha de Tuiuti" de Cándido Lopez (1866). 

3 comentários

Marcos Oliveira disse...

Blog sempre muito legal, Alfredo.
Parabéns!

Alfredo Manhães disse...

Olá meu amigo, valeu!!!
Abração!

Dr . Eduardo Elias Bussab disse...

Tenho um intacto. Me interessa vender. Algum interesse. eduarabia57@Hotmail. com.

Imagens de tema por MadCircles. Tecnologia do Blogger.