Roda-Gigante "The Giant Ride"


A roda-gigante é um brinquedo muito comum em parques de diversões atuais. Sua estrutura é formada por duas grandes rodas metálicas interligadas que giram em torno de seu próprio eixo, sustentadas por duas torres verticais. Gôndolas que oscilam ficam instaladas entre as duas rodas para que as pessoas possam visualizar a paisagem do alto enquanto o brinquedo gira.

Detalhe de uma roda-gigante atual em Chicago-EUA (2012).
Há indícios de que um brinquedo similar a uma roda-gigante teria sido construído no século XV na região de Constantinopla (atual Istambul). No entanto, a primeira versão de roda-gigante considerada oficial é a que foi construída para a Exposição Universal de Chicago, qua aconteceu em 1893. Projetada por George Ferris Jr., um construtor de pontes, a roda tinha uma altura de aproximadamente 80 metros e capacidade para quase 2.000 pessoas distribuídas em 36 gôndolas.

Roda-gigante da Exposição de Chicago (1893).
Eixo central da roda-gigante da Exposição de Chicago (1893).
A roda-gigante tornou-se um belo brinquedo em miniatura como é o caso da "The Giant Ride", produzida pela empresa norteamericana Ohio Arts nos anos 1950. Ela tem aproximadamente 50 cm de altura e 6 assentos, sendo feita em lata e movida à corda.



A litografia utilizada na roda-gigante é rica em detalhes e mostra a alta qualidade dos brinquedos de lata produzidos pela Ohio Arts na primeira metade do século XX.

Nenhum comentário

Imagens de tema por MadCircles. Tecnologia do Blogger.