Origami

Origami (oru, dobrar; kami, papel) é uma antiga e tradicional arte desenvolvida no Japão para dobrar o papel, sem cortá-lo ou colá-lo, e criar representações de elementos da natureza como animais e plantas. Uma folha de papel quadrado serve como ponto de partida para o trabalho, e vai sendo dobrada cuidadosamente, combinando técnicas de dobradura que irão resultar em objetos simples ou de grande complexidade.  
 
 

Conheça a história do origami visitando a página da UNESP dedicada ao tema, clicando aqui.

E agora, que tal montar o Tsuru, o pássaro japonês que traz felicidade? Se você é uma criança, peça o auxílio de um adulto e corte uma folha de papel A4, deixando a medida da altura igual a do comprimento para que forme um quadrado.


Com o papel quadrado basta seguir as instruções abaixo. Clique na imagem para ampliá-la ou baixe-a em seu computador.


Ao final você terá algo assim:


Ficou difícil e se perdeu na sequência de dobras? Então assista o vídeo da Sandra M. Gobert e tente novamente. Você vai conseguir!


Brincar com origami é uma ótima higiene mental! Se você gostou da brincadeira, experimente fazer outras dobraduras visitando as páginas relacionadas a seguir:

- Origamigos - Clube de Origami Brasil: http://www.origamigos.com.br/ 
- Origami Club (Japão) - http://en.origami-club.com/

Até a próxima!

Comentários

Marcius Victor disse…
Grande Alfredo,

quanto tempo não passava por aqui.. E quando volto,uma agradável surpresa: Origami!

Meu filho está aprendendo a arte na escola e,juro que acho muito bonita mas, algumas figuras bem difíceis de realizar... :)

Achei bem instrutivo o post e, juro que tentei fazer a ave mas minhas habilidades ainda não me limitam... Mesmo com a ajuda do vídeo... Mas, sigo tentando...

Legal divulgar o link dos sites; já entraram para minha relação de favoritos!

Espero, sinceramente, poder acompanhar mais o blog este ano.

Abraços,
Marcius Victor.
Alfredo Manhães disse…
Olá Marcius, espero colocar mais algumas sugestões de dobraduras aqui ou então listar alguns links sobre Origami. Apareça mais vezes.
Abraços!