Pular Corda


Pular corda (ou brincar de corda) é uma brincadeira praticada em todos os lugares do mundo. Embora não se saiba ao certo quando e onde ela começou, alguns pesquisadores acreditam que sua origem está na Grécia e Roma antigas, onde as pessoas pulavam corda para celebrar a chegada de novas estações. Outros estudiosos atribuem a origem da brincadeira ao Egito e a China, onde em tempos antigos os adultos produziam cordas trançadas feitas de fibra de cânhamo. Durante o trabalho eles saltavam frequentemente por sobre as cordas para prender os fios, e as crianças, observando estes hábitos, acabaram por imitá-los utilizando cordas menores. Nascia assim a brincadeira, que posteriormente se difundiu por todo o planeta.
 

Como brincar? A brincadeira envolve pelo menos três participantes: dois batem a corda enquanto um pula, geralmente entoando uma música, como essa aqui:



Brincar de corda exige vigor físico e ajuda a desenvolver a coordenação motora. Hoje em dia há até competições esportivas com modalidades que envolvem não somente pular a corda, mas também praticar saltos e acrobacias ao ritmo de músicas variadas.



Até que idade podemos brincar de corda? Veja no vídeo abaixo um grupo de meninas italianas e tire suas próprias conclusões:



Um comentário

Marcius Victor disse...

Grande Alfredo,

desapareci um tempo mas tenho acompanhado os posts porém, não poderia deixar de comentar este aqui...

RS muito bacana, realmente uma brincadeira de todos os tempos... quem nunca brincou de pular corda?

Esse vídeo das senhoras italiana é bem legal e nos dá um ótimo exemplo de vida!

Bacana o post, abraços.
Marcius Victor.

Imagens de tema por MadCircles. Tecnologia do Blogger.